Rinite é uma inflamação da mucosa nasal.
Os principais sintomas são: prurido nasal, espirros, coriza e congestão nasal.
Existem vários tipos de rinite, dentre elas:
Rinite Alérgica: são as pessoas que desenvolvem anticorpos contra um certo alérgeno e toda vez que é exposta a esse alérgeno desenvolve os sintomas acima. Os alérgenos de maior relevância são: ácaros, animais domésticos, insetos, fungos e pólens.
Rinite Medicamentosa: é causada por algumas medicações como: anti hipertensivos, drogas usadas no tratamento de hiperplasia prostática, sildenafil e vasoconstritores nasais.
Rinite Irritativa: é aquela causada por um ou mais agentes irritantes nasais, sem relação com mecanismo alérgico.
Rinite do idoso: com o passar da idade, ocorrem mudanças fisiológicas nos vasos e nas estruturas de dentro do nariz causando sintomas da rinite.
Rinite da gestante: relacionada ao aumento dos hormônios durante a gestação, principalmente o estrógeno. Essa rinite piora em pelo menos 1/3 das gestantes.
Rinite gustativa:relacionada a alimentos quentes e muito temperados.
Rinite vasomotora: Rinite relacionada a mudanças de temperaturas e umidade, exposição a odores fortes ou perfumes e a fumaça de cigarro.
Rinite no esporte: é uma entidade pouco frequente, mas presente. Apesar do exercício ser um potente vasoconstrictor, em atletas é detectável um efeito rebote, especialmente em corredores de longa distância e ciclistas.
Rinite infecciosa: está associada a infecção de via aérea superior, causadas por vírus bactérias ou fungos. O paciente queixa-se de “resfriado constante “.